Pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento. Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas. Realizar uma pesquisa de mercado é fundamental para entender o ambiente em que uma empresa opera, independente de seu segmento.
O primeiro passo para executar uma pesquisa de mercado é definir os Objetivos:
- Identifique claramente o que você deseja descobrir com a pesquisa. Isso pode incluir compreender o perfil do seu público-alvo, avaliar a aceitação de um novo produto ou entender a concorrência.
Além de identificar os objetivos, é importante escolher o tipo de pesquisa. Existem vários tipos de pesquisas de mercado e ferramentas disponíveis para fazer o levantamento desses dados conforme o propósito a ser alcançado. Sendo assim, conhecer quais são os seus diferentes formatos é essencial para a escolha do tipo mais adequado para o seu negócio, a implementação e análise correta dos resultados.
Existem dois tipos principais de pesquisa de mercado:
A pesquisa primária envolve coletar dados diretamente de fontes originais (entrevistas, questionários, observação direta), enquanto a pesquisa secundária utiliza dados já existentes, como relatórios de mercado, estatísticas governamentais, etc.
Após os primeiros passos já estabelecidos, é importante seguir com a pesquisa de forma com que haja maior eficiência, portanto algumas dicas são:
- Conhecer o público alvo
- Pesquisar hábitos de consumo do seu público
- Coleta de feedbacks
- Pesquisa com colaboradores
- Estudo de concorrentes
O estudo ajuda a pensar em gaps internos, facilita a tomada de decisões e contribui para a criação do plano de negócios e implantação de inovações estratégicas, sejam de nível incremental ou radical, ou seja, inovações pontuais de bens, relacionamentos, forma de oferta ou mesmo inovações completas de modelo de negócio, de matéria-prima, de mercado.
Além disso, fica mais fácil entender a percepção do seu consumidor diante do seu produto, serviço, infoproduto ou negócio e tomar decisões estratégicas.